Páginas

28 maio 2010

Experiências na sala de aula

Preciso muito falar de algumas experiências minhas, como professora de arte, e que estão sendo muito legais. Legais mesmo! Além de ser professora universitária e de curso técnico, sou professora de Fund 2 da Prefeitura de São Paulo, e apesar de todos os problemas: carência, falta de respeito e educação dos alunos, super lotação e etc... de qualquer forma até trabalho numa boa escolha, onde os diretores me incentivam e não deixam ficar desanimada e sou idealista e acredito que posso plantar sementinhas... que no futuro, o que eu ensinar fará alguma diferença na vida deles.

E a Arte te esse poder!

Iniciei um trabalho, com as oitavas e já parti para as quintas e quartas séries, com música e com dadaísmo. Quero trabalhar com fotografia e quadrinhos, mas isso serão outros capíltulos. E gente... o resultado está sendo muito bom. Não digo que é fácil, porque entre um aluno que vai pra coordenação e alunas que querem me desafiar, consigo trabalhar com a metade da sala... isso só acontece num oitava blz? Já os menores... é só alegria, porque eles são mais receptivos.

Fiz dois jogos teatrais com as 4 e 5 séries, e eles foram super receptivos. Pensei que seria complicado ... mas não! Como tenho experiência em teatro também, consegui fazer os jogos numa boa. E depois usamos os copos para fazer uma musicalização, e com isso expliquei através da atividade sobre a formação da orquestra, da música, o ritmo e etc.

Com as oitavas fiquei apenas com o dadaísmo... ainda não consegui fazer os excercícios com música por completo. Dei a teoria, já falei das vanguardas artísticas, e fizemos, assim como Tzara, uma poesia dadaísta: sorteio das palavras e montagem na folha pensando nas soluções gráficas. Agora iremos musicalizá-la.

Há ainda muitos alunos das oitavas desinteressados, nem vou obrigá-los e forcá-los a fazerem as atividades, porém já estou mais que satisfeita da conquista que aos poucos, realizo nas salas que antigamente não conseguia nem iniciar uma atividade, e hoje, exatamente hoje, consegui fazer esses exercícios.

Depois colocarei aqui os trabalhos dos alunos.


Só falo uma coisa: o maior problema na educação, são as idéias da família em jogar as responsabilidades em educar nos professores. E a desestrutura familiar dificulta o aprendizado e o trabalho dos professores, estou numa escola ótima, com uma bela estrutura física e pedagógica, com bons professores, mas a falta de respeito e interesse de muitos alunos (não são todos), é grande, e isso cria um cenário triste e medíocre.

Nenhum comentário: