Páginas

03 julho 2011

Para onde vai a nossa educação?

Agora será um super desabafo, de uma professora de artes do ensino público do munícipio de SP. Os que me conhecem sabem que eu sou designer e bailarina antes de ser uma professora, e decidi dar aulas por seu uma idealista e hoje me vejo uma romântica, porém... em um ano nessa área não me vejo mais assim. Estou desanimada e buscando novos horizontes.

Como sou professora de design no Senac, tenho outras experiências e consigo comparar e ver diferenças que me fazem buscar a carreira acadêmica. Mas de um modo geral, no Brasil, para onde vai a nossa educação?

A realidade é dura! As respostas amargas!

Falarei da minha realidade, da escola municipal de SP, situada na periferia, no bairro do Jaraguá. Hoje, os alunos não querem aprender, os professores são polivalentes e a instituição escolar parece mais uma instituição assistencialista do que uma escola.

A EMEF Estação Jaraguá foi entregue em fevereiro desse ano, é uma escola nova mas já com muitos problemas: vazamentos nos banheiros, piso muito mal escolhido por parecer que a escola está sempre suja, bebedouros com problemas, sem cota de cópias pros professores, sem material básico para artes e ed. física, maçanetas e fechaduras quebradas, cadeiras para os professores e administrativos de péssima qualidade e o encosto já estão quebrando, sala dos professores sem mesa (fizemos uma gabiarra), sem copa para os professores, armários de péssima qualidade que estão desmontando, e etc.

Estamos trabalhando sem verba desde o início do ano!

Uma escola entregue em fevereiro desse ano, funcionando sem um puto! Já sofremos com diversos problemas e tem mais estes! A entrega é só para constar "Mais uma escola entregue" no currículo do Kassab na sua propaganda política!

Temos que fazer festas e eventos para arrecadar dinheiro, porém na minha opinião cabe ao Poder Público esse compromisso.

Essa é a nossa realidade: alunos desinteressados, professores desanimados, escolas sem verba.

Os professores, pelo menos da onde eu trabalho, são motivados, com um currículo de excelência, com ótimas atividades mas o nosso público é ingrato. a maioria dos pais e dos alunos não valorizam a educação e eles possuem outras aspirações, como por exemplo: ser operador de telemarketing!

Numa sala de 35 alunos, apenas uns 5 ou no máximo 10, são interessados e já caminharão sozinhos, nós professores temos um felling pra isso, sabemos quais serão aqueles que farão uma boa faculdade e terão uma carreira de sucesso.

Espero que eu erre, e desejo que todos tenham uma vida brilhante!

Ainda tem a inclusão... que para mim é um descompromisso do governo perante a população! É impossível Todos Serem iguais! Todos somos iguais sim, mas há aqueles com necessidades diferentes e devemos supli-las para que essas pessoas não sejam excluídas da sociedade.

E é isso que está acontecendo. Além de ensinarmos, (não gosto do termo educar, porque essa função cabe à família e não ao professor), temos que ser psicólogos, assistencialistas, vendedor de pastel nas festas, decoradores, faxineiro e etc.

Desculpe o desabafo, mas é necessário todos saberem disso! Eu faço de tudo para ser apenas uma professora, que é o cabe à minha função, porque nem decorar ou fazer objetos decorativos eu faço. Artes não é apenas isso.

Eu não vejo o momento de fazer meu mestrado, doutorado e ter um grupo de alunos mais interessados. Me realizo com alguns, com as turmas do senac mas desejo muito mais que isso

Nenhum comentário: