Páginas

10 maio 2010

As Vanguardas e o Design, tudo a ver - influências partes 2

Slogam fraquinho rs, mas não resisti. E o que é que tem as vanguardas artísticas com o desenvolvimento do design que conhecemos? A resposta é apenas uma: tudo. E vou separar por épocas e descrever os pontos principais.

Cubismo

  • Foi decisiva na criação de posters e no design publicitário nos anos 20;
  • O uso de colagem de rótulos, letras, impressos, criou novas maneiras de combinar imagens e transmitir mensagens. Isso xriou também novas possibilidades pra tipografia;
  • Dois pintores importantes que iniciaram suas carreiras no cubismo e depois criaram o movimento De Stijl foram: Piet Mondrian e Kasimir Malevitch;
  • Reparem na ilustração de Miguel Covarrubias "Um Americano em Paris", o uso de um estilo necubista e crição de fontes:

Futurismo

Nesse movimento, ocorreu uma continuidade ao que Marcel Dunchamp fez ao pintar "Nu Descendo uma escada", usavam pontos de vista em movimento para revelar uma ação dinâmica em sucessivas imagens sobrepostas. Sem esquecer das imagens visuais criadas dos poemas de Marinetti, e suas manifestações contra a era industrial, às máquinas e à vida moderna.

Em resumo, o Futurismo é mais importante para a arte do que pro design, porque eles não deram muita importância à arte aplicada, mas não podemos deixar de focar as suas contribuições: expressão gráfica em fotografias, fotograma, tipografia seguida pelos padrões dadaísta e cubista.

cartaz de E. McKinight Kauffer


Dadaísmo

Dadá! Ninguém sabe ao certo como surgiu e o porquê desse nome, que surgiu no CabaréVoltaire em Zurique por Tristan Tzara, adimite-se a possibilidade de ser da,da (sim, sim). Foi a primeira quebra da arte, porque os artistas estavam preocupados em criar a anti-arte, através das idéias niilista. Viva o irracional, às normas... e vamos fazer uma anti-arte que saia dos quadros.

Foi nesse período que iniciou a instalação, no momento em que Duchamp instalou um urinol e disse que era arte: tudo pode ser arte. Bom... em minha opinião nem tudo pode ser, e hoje nem tudo que é feito é considerado por mim uma obra de arte, mas isso não vem ao acaso.

O Dadaísmo contribui pro design:

  • Em forma de libertação das restrições, algo importantíssimo pra a criação dos outros movimentos e do construtivismo russo;
  • Reforçou a idéia cubista em usar as letras como uma experiência visual;
  • Despertou que a surpresa, o chocante podem destruir a apatia visual;
cartaz de Tadonari Yokoo, 1966, reparem na necessidade de protestar e na inovação visual.

Surrealismo

Os surrealistas foram outros que influenciaram os designers, contribuindo para um novo enfoque do conteúdo e das imagens visuais. Para Allen Hurlburt:

"o Surrealismo combinou o revolucionário universo subjetivo com técnicas artísticas muitas vezes convencionais, não raro tradicionais."

Por esse motivo, a arte surrealista tinha uma estreita relação com o inconsciente e foi decisiva na comunicação visual e na ilustração: novas formas gráficas e idéias de criação.

Artistas que influenciaram e foram: Max Ernst, Dalí, Magritte, Miró e Hans Arp

Max Ernst, Os homens não sabem nada, 1923

Fonte: Livro de Allen Hurlburt "Layout: o design da página impressa"

Nenhum comentário: