Páginas

09 maio 2010

As influências artísticas no Design - parte 1

Não há dúvidas que as vanguardas artísticas foram super importantes para o desenvolvimento do design, e não há como não falar sobre o Impressionismo, a fotografia e a Art Nouveau, os percussores de todas as mudanças. As pinturas impressionistas não estavam preocupadas em retratar os fatos, ou situações políticas e sociais, nem criar desconforto, opiniões e críticas... eles simplesmente pintavam as impressões da luz sobre uma paisagem, um objeto. Isso já foi uma grande mudança.

Nessa época estavam os primórdios, os antepassados do nosso design, que surgiu com a primeira revolução industrial. E a fotografia merece um post só dela, por isso que nem vou falar dela nesse momento. Mas... existiu a Art Nouveau que foi muito importante, porque nesse momento, usavam a litografia para impressões de cartazes, e é claro.. existiram artistas preocupados nessa comunicação instântanea e no desenvolvimento de layouts cada vez mais eficazes, limpos e modernos. Ainda nem imaginavam a criação da profissão: designer.

Não tenho como entrar nesse assunto e não citar o Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (1864-1901), apenas apreciem alguns de seus cartazes, na época uma revolução gráfica e que hoje inspiram muitas das capas de revistas, cartazes e demais layouts.

Troupe de Mlle Elegantine, 1896)

Moulin Rouge: La Goulue, 1891


O Art Nouveau foi o primeiro movimento com predisposição ao design, não foi destinado à pintura, escultura ... e sim ao projeto do design e da decoração. De acordo com Allen Hurlburt:

"Por isso, seu estilo é marcado, algumas vezes, pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas ou sinuosas."

Por que o Art Nouveau é importante pro design gráfico?

  • É um estilo que se trabalhou e projetou a página impressa (cartazes e posteres) pela primeira vez;
  • Influenciou a criação de marcas, e tipografia, todas criadas à mão na época;
  • Influenciou também a moda, o imobiliário e tecidos, assim como os utensílios populares;
  • Criação da litografia colorida;
E para fechar, mais uma citação de Allen Hurlburt e mais algumas manifestações desse período:

"Embora o Art Nouveau seja uma manifestação típica do céculo XIX, podem-se encontrar traços desse movimento noslayouts tipográficos dos anos 60 e mesmo da década de 70. Os trabalhados caracteres da família de tipos Bookman, o arredontado da família Cooper Black e o renascimento de alfabetos antigos e ornamentados, tornado possível pela fotoletra e fotocomposição, tudo isso torna evidente a persistente influência do estilo decorativo."



Lady Rose, Charles Rennie Mackintosh

inovação no imobiliário, Charles Rennie Mackintosh


Poster, Charles Rennie Mackintosh

Percebam a inovação das formas, linhas e tipos, o espírito do movimento era demosntrado claramente através deles, em Paris e Londres no século XIX.

Nenhum comentário: