Páginas

19 abril 2010

Banalização do Design

Mas que design bonito! Vai lá que fazem design de sombrancelhas! O design é mal feito... e por ai vai, confessarei uma coisa, odeio o uso incorreto do termo "design". Porém é a moda, e nunca se usou tanto por ser chique e estar em voga.
E afinal de contas, o que seria design?

Não é "desígnio", "desenho" nem "desenhar", pelo amoooor! Design antes de mais nada é projetar, surgiu após a revolução industrial, por ter a necessida de projetarem produtos para serem fabridos em séries - a primeira mudança na arte, o artesão não faria parte da indústria e sim o designer.
Hoje, o designer também é um artesão, é um artista e um projetor, precisa lidar com leis da gestalt, de composição, das cores, os processos de impressão, o comportamento humano e etc. Tem que conhecer as técnicas de pintura, saber desenhar, criar no computador, conhecer materiais... UFA! Muita coisa e não apenas desenhar ou tratar imagens no computador.

Por isso que esse post é meu desabafo, porque cansei de escutar: mas que caro! Pra um valor rídiculo cobrado por um trabalho, porque ninguém pára pra pensar que há um processo de criação, um tempo gasto de no mínimo 1 mês de estudo pra depois iniciar a criação e finalização, então nesse mês, esse valor poderá ser o meu salário. Pensaram? Pois é... e tem gente por ai espalhando:

Meu filho aprendeu Corel na escola, ele vai fazer as coisas pra mim.

Parabéns! Depois você pode conferir as diferenças de trabalhos ok? Só!

Nenhum comentário: