Páginas

31 agosto 2011

Novas Exposições

No Sesc Pompéia


17º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL 0

Exposições, performances, seminário, aulas abertas, oficinas e ação educativa compõem a programação do evento que este ano amplia seu foco de investigação, apresentando a produção artística contemporânea do Sul geopolítico do mundo e a obra do artista Olafur Eliasson. Realização SESC e Associação Cultural Videobrasil.


Olafur Eliasson – Seu Corpo da Obra


01/10 a 29/01.
Terça a sábado, das 9h30 às 21h. Domingo e feriado, das 9h30 às 20h.
 
 
Em sua primeira mostra individual na América Latina, o artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson apresenta 10 obras site-specifics, que foram desenvolvidas pelo artista em resposta aos estímulos provocados pela cidade de São Paulo. São trabalhos que convidam o público a experimentar a percepção de cor, orientação espacial e outras formas de envolvimento com a realidade. Instalações no SESC Pompeia, Belenzinho e Pinacoteca do Estado. Realização SESC e Associação Cultural Videobrasil. No SESC Pompeia, antiga fábrica de tambores transformada em espaço cultural nos anos 1980, as concepções de Eliasson encontram os espaços generosos projetados pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para a convivência e a fruição da população do entorno. No desenho da exposição, que se estende por galerias e áreas externas, as obras dialogam com as diversas finalidades do espaço – reflexão, aprendizagem, lazer, espetáculo. Um conjunto de obras que envolvem cor, luz e fumaça transforma a área de convivência, com 1.500 metros quadrados, em um labirinto de experiências sensoriais. Na área expositiva contígua, configurada como uma sala de cinema, Eliasson experimenta com o conceito de after image – a contraimagem que permanece na retina exposta à luz – e com imagens de São Paulo, em uma obra criada em colaboração com o cineasta brasileiro Karim Aïnouz.


 Livre para todos os públicos
 
Grátis

IRMÃOS – O XINGU DOS VILLAS BÔAS 0


A exposição IRMÃOS – o Xingu dos Villas-Bôas apresenta instalações cenográficas, objetos da coleção dos Villas Bôas, filmes sobre o Xingu, debates e encontros, que compõem um panorama de olhares, relatos e experiências sobre temas afins ao universo indígena.

Exposição que recria as experiências vividas pelos irmãos Villas Bôas, importantes sertanistas brasileiros, no Parque Indígena do Xingu. O projeto é uma inciativa da O2 Filmes e da Magnetoscópio, realizado pelo SESC SP. A criação do Parque Indígena do Xingu (que completa 50 anos em 2011) foi o reconhecimento de uma longa luta pela proteção dos povos da região, uma batalha pessoal encampada pelos quatro irmãos que a ela dedicaram suas vidas: Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas, e o “irmão de campanha” Noel Nutels (médico que dedicou-se por mais de uma década ao Xingu). A atuação dos irmãos Villas Bôas trouxe o conhecimento do cotidiano nas aldeias indígenas e rendeu grandes contribuições à antropologia brasileira. A exposição se divide em diferentes módulos: “os irmãos”, dedicado aos Villas Bôas e a Noel Nutels; “a aventura”, mostra o aspecto desbravador dos irmãos Villas Bôas; “o território”, apresenta as dezesseis etnias que ocupam o parque e “a política”, que aborda a política indigenista defendida pelos irmãos. A exposição conta com uma equipe de educadores para realizar visitas mediadas e o agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone 3871-7700, de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, ou pelo e-mail agendamento@pompeia.sescsp.org.br


 Livre para todos os públicos





Mostra de vídeos e bate-papo - Cineastas indígenas

SESC Pompeia
 
 
Dia(s) 01/09
Quinta, às 20h.
Mostra de vídeos produzidos por coletivos de cinema dos povos Kisêdje e Kuikuro, moradores do Parque Indígena do Xingu. Entre a apresentação de sua cultura para o mundo e a representação ficcional dos seus mitos, estes coletivos têm uma produção crescente, participando de festivais importantes como Gramado e Brasília. Após a mostra, jovens cineastas destas comunidades e a Associação Vídeo nas Aldeias comentam as produções e conversam com o público sobre o processo de formação dos cineastas e a produção destes coletivos. Grátis. Retirada de ingresso uma hora antes na Bilheteria.


 Livre para todos os públicos
 
Grátis[inteira]

Nenhum comentário: