Páginas

03 março 2011

Marcados para morrer - fotografias de Claudia Andujar




Curadoria: Eduardo Brandão

“Aos treze anos tive o primeiro encontro com os “marcados para morrer”. Foi na Transilvânia, Hungria, no fim da Segunda Guerra Mundial. Meu pai, meus parentes paternos, meus amigos de escola, todos com a estrela de David (...).” (Claudia Andujar: os Marcados, Claudia Andujar, São Paulo, Cosac Naify, 2009).
Claudia Andujar começa assim o percurso intelectual que a levou, anos mais tarde, “a transformar o simples registro dos Yanomami na condição de “gente” – marcada para viver – em obra que questiona o método de rotular seres para fins diversos” (ibid).
A exposição Marcados para traz este questionamento dentro do Centro da Cultura Judaica apresentando esse registro dos Yanomami feito no inicio dos anos 80 e a transformação do mesmo, nos anos seguintes, em um trabalho que Claudia Andujar qualifica de “conceitual” e que continua se desenvolvendo até hoje.
Convidamos Eduardo Brandão, curador que acompanhou grande parte do desenvolvimento deste trabalho, para apresentar essa série e todos os seus desdobramentos (fotos, contatos, cadernos) criando um vínculo inesperado, através do olhar da fotógrafa, entre suas lembranças de infância, com judeus marcados para morrer, e seu ativismo em relação aos Yanomami, marcados para viver. Obs: Confira os roteiros de visita para grupo na seção “Para educadores”.

Data: De 15/03 a 12/06
Horário: 3ª a sábado, das 12h00 as 20h00, domingo das 11h00 as 19h00
Idade: Livre
Local: 1˚ andar

Informações no Centro da Cultura Judaica

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal a dica! Eu adoro ir almoçar lá, tem um restaurante delícia! :-) bj

Simone disse...

Nunca comi lá! Quem sabe dessa vez eu consigo.

bjo