Páginas

12 novembro 2011

Nova programação da Educativo Bienal 2011


Em nome dos artistas: comemoração dos 60 anos de Bienal!



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA | de 15 a 20 de novembro
 
Todos os dias o Educativo da Bienal oferece uma programação variada e gratuita. Confira abaixo as ações desta semana e participe!
 
No portal da exposição é possível saber mais sobre os artistas e obras da exposição, além de fazer download gratuito do material educativo e do audioguia.
 
Exposição Em Nome dos Artistas
Local: Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera, portão 3
           Acesso pela entrada do Educativo
Informações: (11) 5576-7611 (ramal 7688)
                      educativo@bienal.org.br
                      www.emnomedosartistas.org.br
                      www.bienal.org.br
 
Confira no site!!



VISITAS +60!
 
Às terças-feiras, o Educativo da Bienal oferece os horários das 11h às 13h e das 13h30 às 15h30 para os grupos de pessoas com mais de 60 anos. São visitas orientadas especialmente para esse público. As visitas podem ou não ser seguidas por ateliês.

Para participar, entre em contato com a empresa de logística cultural Diverte Cultural e agende sua visita através do telefone (11) 3883-9090.
 
Esta semana:
15 de novembro | terça-feira


SEMPRE CONTEMPORÂNEOS: MOSTRA DE CINEMA PARA CRIANÇAS E FAMÍLIAS!
 
Com curadoria de Patrícia Durães, a mostra de cinema Sempre Contemporâneos apresenta um recorte de três programas para crianças e famílias. Com duração de aproximadamente 60 minutos,  as sessões Cinema sem palavrase Cômicos e animações reúnem clássicos norte-americanos produzidos no início do Século XX. A terceira seleção, Brincando com McLaren, homenageia o animador canadense com cinco de seus trabalhos. A programação revela filmes antigos que já nasceram contemporâneos.
 
Os filmes são exibidos aos sábados das 10h às 13h e nas quartas e sextas-feiras entre 14h e 16h, no Espaço de Diálogos, 1º Andar do Pavilhão da Bienal.Para participar, inscreva-se com 15 minutos de antecedência na entrada do Educativo.
 
Esta semana:
16 de novembro | quarta-feira
18 de novembro | sexta-feira
Programa III – Brincando com McLaren (42’24)
Cânone, de Norman McLaren
Esferas, de Norman McLaren
Era uma vez... uma Cadeira, de Norman McLaren
Sincronia, de Norman McLaren
Capricho de Natal, de Norman McLaren
 
19 de novembro | sábado
Programa I - Cinema sem palavras (67’22)
Casa Mal Assombrada, de Buster Keaton
Número, Por Favor?, de Harold Loyd 
Dia de Pagamento, de Charles Chaplin


DIÁLOGOS INTERMITENTES!
 
Todas as quintas-feiras, das 18h às 20h, o Espaço de Diálogos recebe o público para conversas sobre arte contemporânea com artistas, curadores e pesquisadores. Diálogos Intermitentes é uma série de conversas que propõem aos visitantes da mostra um intervalo reflexivo a partir de assuntos relacionados à exposição Em Nome dos Artistas.
 
Esta semana:
17 de novembro | quinta-feira
palestrante:Dora Corrêa
tema: Como você vê o que você vê? Como tornar visível?
 
 
Se não conseguir clicar, copie o endereço abaixo e cole em seu navegador:
 
 
 
CICLO CREMASTER!
 
Os cinco vídeos que fazem parte da obra “The Cremaster Cycle”, de Matthew Barney serão exibidos todos os sábados a partir de 5 de novembro até 3 de dezembro, no Auditório do Porão das Artes, no Pavilhão da Bienal, sempre às 15h. Após a projeção dos vídeos na íntegra, palestrantes do Educativo da Bienal farão uma conversa sobre as obras. Para participar, inscreva-se a partir das 14h30na entrada do Educativo.
 
Esta semana:
19 de novembro | sábado
vídeo: Cremaster 3, de Matthew Barney (181' 59'')
palestrantes: Guilherme Teixeira e Igor Vidor
local: Porão das Artes
 
 
 
EXPERIÊNCIAS + EXPERIÊNCIAS!
 
Todos os sábados, entre 15h e 17h, nos meses de outubro e novembro, o Educativo da Bienal dará continuidade ao projeto Experiências + Experiências, inserindo-o dentro da programação da exposição Em Nome dos Artistas – Arte contemporânea norte-americana na Coleção Astrup Fearnley. Professores convidados apresentarão suas pesquisas sobre os artistas participantes da mostra acompanhados dos educadores da Bienal. O encontro acontece no Espaço de Diálogos, localizado no 1º andar do Pavilhão da Bienal e posteriormente na sala do artista.
 
Esta semana:
19 de novembro | sábado
professora convidada: Profa. Tatiana Fecchio
artista tratado: Louise Lawler
 
 
Se não conseguir clicar, copie o endereço abaixo e cole em seu navegador:
 
 
 
PERFORMANCES E APRESENTAÇÕES!
 
Domingo é dia de programação especial para crianças e famílias na exposição Em Nome dos Artistas. Narração de histórias, apresentações musicais e brincadeiras, tudo isso acontece no Espaço de Diálogos, 1º Andar do Pavilhão da Bienal, das 15h às 17h. Para participar, inscreva-se com 15 minutos de antecedência na entrada do Educativo.
 
Esta semana:
20 de novembro | domingo
Narração de histórias com Elaine Fontana

Sobre nossos convidados:
 
Dora Silveira Corrêa, graduada em Comunicação Visual com especialização em Gestão de Processos Culturais (ECA-USP), coordena as atividades da 1+1 Assessoria Cultural, empresa especializada na organização e realização de exposições de arte e projetos culturais no Brasil e no exterior. Entre seus projetos estão a coordenação da exposição “Alguns aspectos do desenho contemporâneo” (SESC Pinheiros, São Paulo, 2008), “Yoko Ono, uma retrospectiva” (Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, 2007), “Tropicália - A Revolution in Brazilian Culture” (Museum of Contemporary Art, Chicago, Estados Unidos, 2004/2007), dentre outros. Dora também é Coordenadora de Produção da Fundação Bienal de São Paulo.
 
Elaine Fontana, formada em bacharelado e licenciatura em artes visuais e especialista em educação e curadoria pelo MAC/USP. Desenvolve projetos criativos e de supervisão da área educativa do Museu Lasar Segall e atua como coordenadora da formação de educadores da Bienal de São Paulo.
 
Igor Vidor é graduado em Arte Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Em suas propostas vem discutindo formas de convívio, baseado em situações de hospitalidade, questionando e diluindo limites e fronteiras entre arte e vida. Utiliza estratégias que promovem situações de trocas e como estas propõem repensarmos o cenário político que as artes se apresentam diante do contexto contemporâneo. Muitas vezes o vídeo e a fotografia viram objetos para essas experimentações. Entre suas principais exposições estão a inauguração do Programa de residências do espaço Ateliê Aberto, em Campinas; a Arte Pará 2010, com a residência itinerante "Mais um dia em Belém”; a 42º SAC Piracicaba (2010), com o projeto "Surf Residence Programme", que recebeu o 1º prêmio; o Centro Abierto: intervenciones de sitio específico en centro histórico de Lima, Peru, com o projeto "Cancha San Martín" 2009 e o Programa Lado B, série de fotografias "Janelas"2009, que recebeu o 3º prêmio.
 
Guilherme Teixeira vive e trabalha em São Paulo. Em 1999 forma-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e em 2010 conclui o mestrado em artes visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 1998 atua como educador em diversas instituições culturais. Entre 2007 e 2010 dirigiu a Divisão de Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo. Como artista apresentou seu trabalho em diversas exposições, coletivas e individuais, desde 2002.
 
Tatiana Fecchio é doutora em Artes pela Unicamp com estágio sanduíche PDEE na Wellcome Trust Centre for the History of Medicine, na UCL Londres. Mestre em Artes, Bacharelado e Licenciatura em Educação Artística pela Unicamp. Especialista em Arteterapia também pela Unicamp e especialista em Artes e Novas Tecnologias na Universidade de Brasília. Membro dos grupos de Pesquisa: Transferência Cultural entre Europa e América Latina (IA/ Unicamp) e Desenvolvimento, Linguagem e Práticas Educativas (FCM/ Unicamp).
 
---
 
Site da exposição Em Nome dos Artistas: www.emnomedosartistas.org.br
Download do Audioguia - Informações em áudio sobre artistas e obras da exposição (link direto):
Portal da Bienal: www.bienal.org.br

Nenhum comentário: