Páginas

22 agosto 2011

IMITABICHOS - um livro construtivista infantil

Gente olha só que legal esse lançamento: IMITABICHOS - é um livro infantil russo com o projeto gráfico baseado no construtivismo.

Só posso dizer que é show! Mesmo sendo um livro infantil, quero comprá-lo, por ser uma apaixonada por essa época. Com certeza será um ótimo banco de dados para nós designers.

Sinopse:

O que dizer de um livro infantil construtivista russo nunca publicado no próprio país, cujas ilustrações foram feitas por Aleksandr Ródtchenko? O poeta e dramaturgo Serguéi Tretiakóv, ao observar seus filhos brincarem de imitar bichos, escreveu nove divertidos poemas. Cada um ensina o leitor a recriar um animal a partir de objetos facilmente encontrados em casa. Para ser uma foca, por exemplo, basta se enrolar num lençol e “nadar sem medo no chão”. O amigo Aleksandr Ródtchenko e sua esposa construíram maquetes de papel dos bichos e das crianças, a partir de moldes geométricos. Colocando-as sobre uma mesa, e aplicando luz, elas ganham movimento através de um jogo de espelhos e sombra. Temos, assim, um verdadeiro circo de papel em fotos revolucionárias ao longo das páginas, que torna Imitabichos um livro-espetáculo em todos os sentidos – além de uma grande brincadeira.

Bilíngue, a edição traz ao leitor brasileiro este material inédito – algumas fotos constavam na recente exposição em homenagem ao fotógrafo na Pinacoteca do Estado de São Paulo –, conta com a certeira tradução de Rubens Figueiredo, texto exclusivo do dramaturgo Jean-Pierre Ryngaert e inclui um encarte com moldes e instruções para montar figuras de papel.




Nenhum comentário: