Páginas

17 junho 2010

Arte ou Educação Artística?

Na escola, nessa semana, estava corrigindo minhas provas quando uma professora olhou pra mim e disse:

_Você é de artes né? Poderia me fazer essa estrela porque não estou conseguindo?

Com toda educação falei que estava corrigindo provas, pra aproveitar o tempo mas... lá fui eu fazer o molde da estrela.

Na educação, nas escolas ainda persiste a idéia do arte educador como professor de arte e que o ensino de arte resume em artes plásticas e artesanato. Não existe nada pior que ser comparado com um artesão!!

E seu eu fosse uma musicista? Uma atriz? Estaria cumprindo a função de arte educadora porém não teria nenhuma habilidade prática em desenhar e recortar estrelas.

Falarei novamente da minha experiência como professora do Fund II... fiquei execedente na outra escola, na qual estava iniciando um trabalho com os alunos, coisas de concurso, e agora estou numa outra escola. Sai ganhando pois na atual, os alunos querem aprender e participam – coisa rara hoje em dia.

Só tem uma coisa ruim, a maioria dos professores, por terem muito tempo de exercício, são tradicionais até demais. E eu novata, com uma visão construtivista, multidiciplinar e interdiciplinar, quer e deseja fazer trabalhos BEM diferentes! Unificar matérias, iniciar a apreciação, instigar a criatividade e a produção artística.

Já levei fotografias para interpretarem, falei sobre arte e filosofia, desenvolvi criação de personagens e traços, jogos teatrais e etc... e os alunos possuem dificuldade em sair das carteiras e participarem das atividades que saem do cotidiano deles. Uma rotina que persiste desde o ensino infantil.

E isso é preocupante. Como desenvolver a criatividade, a formação de pensamento e opinião, a discussão?

As aulas de Arte precisam sair do molde “Ed.Artítsica”, ou seja, aquelas aulas de desenho livre, artesanto e produção para mostrar pros pais. Serem planejadas a partir da Trilogia da Ana Mae: Apreciar, Produzir, Estudar – e ir além das salas de aulas, para os alunos vivenciarem as produções artísticas dos espaços urbanos, galerias, teatros e museus.

3 comentários:

Anônimo disse...

a população realmente tem uma visão erronia do que ser arte...e acredito q as suas novas ideias, e sua vontade d mudar d qrer melhorar e transformar essa visão esteja certissima..eh preciso q as pessoas s soltem para melhor se expressar, dependendo de qualquer tipo de arte..

=*

Oiara disse...

Nossa me vi na situação que descreveu, mas eu também estou excedente e fiquei com as turmas de Educação Artistica e percebi, na verdade senti o que você disse, senti a dificuldade de os alunos participarem, porque não só os professores mais antigos mas os proprios alunos estão acostumados a só fazer desenhos. Fiz uma prova da pouca teoria de música que passei e foi o comentário, que aonde já se viu prova de música. Este ano fiquei com mais turmas nessa area e vou tentar diferente pra ver se consigo alguma coisa com eles, porque ideias eu tenho de montão. Inclusive estou tentando encontrar outras ideias para os 4 blocos que pedem a Lei, mas está dificil de encontrar.

Simone disse...

Pois é... mas com a nossa postura mudamos tudo!!
É uma luta, mas se todos forem profissionais e batalharem pelo oque querem - vamos mudar esse quadro!

bjoos