Páginas

22 abril 2010

O acesso a arte


Estamos num momento em que a arte não está apenas nos museus, e essa idéia foi gerada à tempos, e em culturas, momentos que fazia sentido criar um lugar, um espaço para conservar as obras ditas "Arte". Mas hoje os tempos são outros, estamos na era tecnológica e se perceberem a arte está em todo lugar.

E sempre esteve!

Na Renascença, o cara que projetava um saleiro era considerado um artista pelo seu trabalho, e pelo seu produto. Com a revolução industrial, esse cara virou o designer, e na Europa, o que produzia ainda foi considerado arte... mas na América , alguns conceitos mudaram.

E no Brasil, onde 90% da população é televisiva? Muitos são analfabetos visuais e culturais? E são bombardeados por imagens, propagandas, sons, programas... qual a cultura, ou melhor, qual a bagagem cultural artistica, de fazer e apreciar arte?

Essas pessoas não possuem em sua maioria, um olhar de apreciador e muito menos o interesse de parar e enxergar, ouvir, ler uma obra de arte seja ela: dança, música, teatro ou visual. E o pior, tudo é inacessível, tem valores caros que pra uma pessoa que precisa desse dinheiro pra comer, é óbvio que ela vai comer. Há os lugares gartuitos, porém eles não são divulgados.

Por isso é importante mudarmos o nosso olhar pra Arte, que hoje em dia está mais acessível, está nas ruas. Um site legal é o catracalivre que sempre divulga eventos, cursos, show e exposições interessantes.

Jorge Coli diz:

"... Quantos podemos ir ao teatro, à ópera, ao concerto? As aparições dos Baryshinikovs, dos Bejárts, as representações sutuosas de óperas do Teatro Municipal, os pingados espetáculos com preços astronômicos não são certamentes capazes de preencher as enormes lacunas culturais que vivemos. E como, evidentemente, a solução não está nas lamentáveis operações demagógicas que aparecem de quando em quando, quem se interessa pelas artes no Brasil continua sendo um fruto bizarro e teimoso."

Pois é... sou teimosa, bizarra e idealista =).

Livro base: O que é Arte - Jorge Coli

2 comentários:

Flavio Sendinez disse...

Compartilho de boa parte do seu ponto de vista, mas ainda creio que a cultura está disponível a todos e que o poder aquisitivo não justifica essa falta de interesse. Acredito que seja muito mais cultural. Com 90% da população sendo televisiva e não pensante, fica fácil aceitarem tudo!
Eu acho inadmissível que uma pessoa, ainda mais um jovem universitário, não tenha esse senso crítico. Não me refiro só a arte. Aceitam passivamente o que é "imposto" através dos meios televisivos e quando, em uma aula de um curso de comunicação, se deparam com uma obra conceituada torcem o nariz e fazem chacota..rs.. Tudo bem, não podemos julgar o ambiente em quem vivem, mas se acham o "rebolation" legal e chamam de música, maravilha. Mas isso é cultura? é arte? rs..
Parabéns, adorei seu blog. Será uma fonte de consulta pois gosto bastante de algumas manifestações artísticas e você tem boas dicas!

Simone disse...

vc não é meu aluno? na unip? esse sobrenome não me é estranho

Tb concordo contigo, já que a própria população prefere ver novelas a assitir um teatro, e o pior culpar o governo por todos os seus problemas.
Nas aulas da rede pública é bem assim, me deparo com a falta de interesse de muitos alunos e eu sou a professora que quer ensinar, mas só aprende que quer de verdade.

è vida de gado, é povo brasileiro, trabalhador que não ganha um centavo... são apenas músicas rs