Páginas

25 maio 2011

A linha no desenho e design

Design = desenho? Ou desenho = design ?
Nenhuma, nem outra, mas nas duas linguagens usamos o elemento hiper importante que é a linha. Que tal usá-la de forma criativa, inovadora?

Hoje estou no momento de pesquisa da minha linha ao desenhar, procurando usar as linhas infinitas do Picasso e as precisões de outros artistas. E se olharmos ao nosso redor, somos rodeados por linhas,e infelizmente são mais linhas retas que fazem parte do nosso cenário.

No oriente, por não poderem fazer arte figurada, sua arquitetura e sua arte são mais sofisticadas, ousadas e trabalhadas.

E como aplicar essa LINHA, no meu projeto de design? Pode aplicar em uma faca diferenciada de embalagem, numa diagramação não - canônica, num enquadramento diferente, num corte e disposição das fontes ... na criação de uma textura ou o próprio desenho do projeto.

A dica de estudo, leitura é do livro (que deve ser de cabeceira) "Novos Fundamentos do Design", de Ellen Lupton e Jennifer C. Philips. Logo abaixo algumas experimentações das aplicações de linhas e algumas inspirações artísticas:



Escrever através de linhas


Uso das linhas para criar textura


Linhas para compor

Uma forma sem contorno, de Matisse

Linha infinita de Picasso

Diferentes linhas para compor, desenhar de forma concreta e infinita, linhas também para preencher, trabalho de Juliana de Moraes

O que falar de Paul Kleen...

Composição de Sandra Cinto

Por que não pensar no desenho e na linha em em outra dimensão? Edith Derdik





Nenhum comentário: