Muito já foi discutido sobre esse tema, e ao meu ver, a imagem, a história da arte, a estética, a criação tem tudo haver com o ensino das artes nas escolas.
Antigamente falavam que isso ia acabar com o desenvolvimento expressivo do aluno, mas ao contrário do que se pensava, a forma de atribuir referências, estimular a leitura, apreciação e interpretação e claro, conhecer a história da arte, só vai melhorar na criação artística dos alunos.
Como desenvolver um povo e uma nação, sem o conhecimento da sua própria história e da sua arte?
Ana Mae troxe pra nós a trilogia no ensino da arte, ou melhor a forma triangular de se ensinar:
olhar crítico/leitura crítica:
- olhar para nós mesmos
- olhar pro mundo
- olhar para o outro
E como trabalhar em sala de aula? Desenvolver os seguintes passos em sala de aula:
- Descrição: pedir para eles falarem o que veem na imagem
- Analisar: reconhecer as técnicas, os elementos visuais e aspectos formais e estruturais - domínio da sintaxe da linguagem visual.
- Interpretação: dar sentido para o que se olha.
- Contextualização: buscar as informações sobre a imagem - instigar os alunos a pesquisar.
Tudo isso é uma forma bem resumida, claro que há outros fatores, mas o importante é trabalhar de uma forma geral o ensino da arte e fazer os alunos pesquisarem e terem curiosidade sobre o que está se ensinando. E mostrar o quanto é importante a Arte pra vida deles.
2 comentários:
Infelizmente, a educação de artes aqui no Brasil ainda é muito precária, com professores que mal entendem do assunto e consideram, muitas vezes, o modo de expressão dos alunos meros rabiscos.
Muito legal tratar desse assunto Simone, parabéns pelo texto!
bjs
Prezada Simone,
Parabéns pelas postagens.
Fraternalmente,
Rogério Magno.
Postar um comentário