Páginas

17 junho 2010

Arte ou Educação Artística?

Na escola, nessa semana, estava corrigindo minhas provas quando uma professora olhou pra mim e disse:

_Você é de artes né? Poderia me fazer essa estrela porque não estou conseguindo?

Com toda educação falei que estava corrigindo provas, pra aproveitar o tempo mas... lá fui eu fazer o molde da estrela.

Na educação, nas escolas ainda persiste a idéia do arte educador como professor de arte e que o ensino de arte resume em artes plásticas e artesanato. Não existe nada pior que ser comparado com um artesão!!

E seu eu fosse uma musicista? Uma atriz? Estaria cumprindo a função de arte educadora porém não teria nenhuma habilidade prática em desenhar e recortar estrelas.

Falarei novamente da minha experiência como professora do Fund II... fiquei execedente na outra escola, na qual estava iniciando um trabalho com os alunos, coisas de concurso, e agora estou numa outra escola. Sai ganhando pois na atual, os alunos querem aprender e participam – coisa rara hoje em dia.

Só tem uma coisa ruim, a maioria dos professores, por terem muito tempo de exercício, são tradicionais até demais. E eu novata, com uma visão construtivista, multidiciplinar e interdiciplinar, quer e deseja fazer trabalhos BEM diferentes! Unificar matérias, iniciar a apreciação, instigar a criatividade e a produção artística.

Já levei fotografias para interpretarem, falei sobre arte e filosofia, desenvolvi criação de personagens e traços, jogos teatrais e etc... e os alunos possuem dificuldade em sair das carteiras e participarem das atividades que saem do cotidiano deles. Uma rotina que persiste desde o ensino infantil.

E isso é preocupante. Como desenvolver a criatividade, a formação de pensamento e opinião, a discussão?

As aulas de Arte precisam sair do molde “Ed.Artítsica”, ou seja, aquelas aulas de desenho livre, artesanto e produção para mostrar pros pais. Serem planejadas a partir da Trilogia da Ana Mae: Apreciar, Produzir, Estudar – e ir além das salas de aulas, para os alunos vivenciarem as produções artísticas dos espaços urbanos, galerias, teatros e museus.

11 junho 2010

Como é bom ser mulher

Meus dotes literários... não são bons mas, as vezes curto escrever sobre outras coisas tb!

A dança transforma... e como seria bom toda mulher parar um pouquinho, desacelerar e olhar pro seu interior, ouvir seu Eu, cuidar do espírito e do corpo... estou nessa vibe.
Nada de competições, massagens do ego, comparações e corridas por uma falsa projeção e sucesso.
Quero uma carreira firme, de verdade!
Quero estar com pessoas amigas, de verdade!
Quero um amor, de verdade!
Quero uma dança, de verdade!
Pára de cópias, pára de buscar fora de si as fórmulas da felicidade, pára de querer entrar no sistema...

Dance, ame, sinta, respira... de pés descalços e... permita mover o corpo e ser feliz do jeito que é.
Porque assim já está perfeito, você é a perfeição da criação porque é a própria Energia... a mesma que está no Universo.

Seja mulher, a sincera consigo mesma, a dócil, amável, feminina e que não permite ninguém de destruir a sua felicidade.

Então... dance a sua dança e seja feliz!!